Deleitoso e Santo

"Mas se achares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor..." (Is 58:13).

Há pelo menos três razões para considerarmos o sábado deleitoso e santo, uma benção e felicidade. "O sábado é a chave da felicidade do homem, tanto aqui como na vida futura... O sábado é uma das maiores bençãos dadas ao homem por um amante Criador" (Comentário Bíblico Adventista, v. 4, p. 307).

A primeira razão é a sua origem divina (Gn 2:1-3). O sábado não foi instituído pelo homem, como foi o domingo. Deus criou o sábado no sétimo dia da semana. Lúcifer, com seus seguidores, criou o domingo no princípio da semana. Sem nenhuma base bíblica, alegam que o fazem para comemorar a ressurreição de Jesus. A verdade é que o domingo é uma herança pagã que foi sendo adotada pelo cristianismo, desde o quarto século, com a conversão do imperador Constantino. Logo depois foi oficializada, pela primeira vez, por um decreto, o cânone 29 do Concílio de Laodicéia (Dicionário Adventista, art. 1638). Mas, na Bíblia, Deus chama o sétimo dia de "o Meu Sábado".

A segunda razão é ser o sábado um memorial (Êx 20:8, 11). Um memorial duplo. "Lembra-te..." é o conselho que nos dá o Senhor, ainda hoje. Ele sabe que nossa tendência é esquecer o sábado e passar a adorar algum "bezerro de ouro" por aí... E quantas vezes o temos feito. É incrível quão inconstantes estamos sendo na observância do santo sábado; por isso se torna um peso, um entrave, e não nos é deleitoso. Cuidemos com nossos interesses e distrações pessoais que tiram o gosto pelo sábado. Esquecer o sábado é esquecer de Deus. Se nos lembramos dele, o sábado se torna um sinal de santificação entre nós e o Senhor (Ez 20:20).

Não haveria ateus nem idólatras, evolucionistas nem comunistas, se o sábado fosse guardado por todos. Nunca o homem se afastaria de Deus, porque o sábado o lembraria que é filho dEle duas vezes: pela Criação e pela Redenção em Cristo!

A terceira razão é que Deus ordena guardar o sábado (Dt 5:6, 12; Êx 20:9, 10). Como Legislador e Sua relação conosco com o Criador, o Eterno tem autoridade para pedir que guardemos o sábado. Diz E.G. White: "O sábado é um juramento feito por Deus com o homem - um sinal de relação que existe entre o Criador e Seus seres criados" (Manuscritos 122, 1901).

A guarda do sábado deve ser um ato voluntário de amor. Amamos a Deus?

Reconhecemos Sua paternidade e salvação? Lembramo-nos da bendita esperança de um novo céu e nova Terra onde celebraremos o sábado festivamente, cada semana, como um memorial eterno de nossa vitória em Cristo? Então, o sábado nos será, na verdade, o "deleitoso e santo dia do Senhor". - Moysés S. Nigri, Andando com Deus Todos os Dias [MM 1993], p. 318.

Atividade Infantil

Caso seja possível, dar um passeio com sua família para ver o pôr do sol. Falar sobre esse presente de Deus e Seu permanente cuidado para conosco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails