Somos honestos?

"Se desviares o teu pé de profanar o sábado..." (Is 58:13)

O capítulo 58 de Isaías contém o mas interessante dos desafios que Deus jamais fez ao Seu povo. Discorre sobre o verdadeiro jejum que o Senhor espera de nós e termina desafiando-nos a guardar devidamente o Seu santo dia, o sábado, se queremos entrar na posse da herança prometida.

Diz-se que esse capítulo é tão importante que há mais referências dele nos escritos de E. G. White do que de qualquer outro capítulo da Bíblia. Ela nos diz que Isaía 58 "é da mais alta importância" e constitui "uma mensagem para este tempo" (Beneficiência Social, p. 29). Se somos honestos, devemos dar atenção a Isaías 58 em nossa vida, não olvidando também aquela parte da guarda do sábado, pois é o sábado que nos identifica com o Criador por seu Sinal de santificação. É intrigante que a inspiração tenha ligado a nossa profissão de fé, em praticar o bem e amar o próximo, com o nosso amor ao Deus que Se apresenta no quarto mandamento da Lei como o Criador que merece nossa adoração. Quer Deus nos dizer que os dois amores, a Ele e ao próximo, devem ir juntos porque se contemplam? Que amar só ao próximo, sem amá-Lo, e vice-versa, não alcança a sublimidade do amor que Ele espera de nós?

Se somos honestos, aceitamos e praticamos toda a verdade e nela nos regozijamos.

Quando o capitão José Bates, visitou pela primeira vez a cidade de Battle Creek, no Estado de Michigan, EUA, ele foi direto à agência do correio e perguntou ao chefe: "Quem é o homem mais honesto de Battle Creek?" A resposta veio pronta: "É o Sr. David Hewitt!" Esse homem, um presbiteriano, era mercdor ambulante, vendendo suas mercadorias numa carrocinha. Mas, apesar do seu negócio, granjeara a fama de ser o homem mais honesto na cidade. Bates visitou-o, falou-lhe do sábado e de outras cidades. O homem era sincero e honesto mesmo, pois aceitou as verdades apresentadas a ele. Não quis mais continuar profanando o sábado, mas pôs-se em harmonia com Deus e morreu fiel adventista do sétimo dia.

Se somos honestos, não podemos ficar inertes ao desafio divino. Isaías 58 contém um apelo para uma dupla reforma: mais compaixão de uns para com outros (Is 58:11) e reparar a brecha feita na Lei de Deus, isto é, na gurarda do sábado (Is 58:12-14). Há um princípio claro nesta segunda reforma: Deus pede que desviemos o "pé de profanar o sábado" e de cuidar dos nossos interesses no Seu santo dia.

Aceitaremos o desafio de guardar o sábado de uma maneira honesta? - Moysés S. Nigri, Andando com Deus Todos os Dias {MM 1993], p. 316.

Atividade Infantil

Hoje, com antecedência, pedir ao seu filho que escolha e cante duas músicas favoritas na hora do culto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails